O Fim de uma Era: O Salão de Genebra encerra oficialmente após 119 anos

Salão de Genebra, considerado um dos eventos automobilísticos mais importantes do mundo por quase 120 anos, está oficialmente encerrado. A fundação responsável pelo evento anunciou o fim da mostra devido a “muitas incertezas ligadas à indústria” e à “atratividade desgastada” dos principais salões europeus. O presidente da fundação, Alexandre de Senarclens, também mencionou a concorrência das mostras de Paris e Munique, bem como a falta de interesse das fabricantes, que têm optado por apresentar novos modelos em outros formatos.

O último Salão de Genebra ocorreu em 2024, entre 26 de fevereiro e 3 de março, após uma pausa desde 2019 devido à pandemia. No entanto, o evento teve uma escala menor e sofreu com a ausência de várias marcas importantes, não alcançando os tempos áureos. Desde sua primeira edição em 1905, o Salão de Genebra foi palco de apresentações de carros emblemáticos, como o Jaguar E-Type, Lamborghini Miura, Porsche 356, Aston Martin Vantage, Audi Quattro e o primeiro Range Rover.

Apesar do fim na Suíça, o Salão de Genebra será transformado em um spin-off e passará a ser realizado no Qatar em 2025. A nova mostra, chamada de Qatar Geneva International Motor Show, será inspirada na feira original europeia e organizada pela empresa Qatar Tourism em parceria com a fundação suíça. O novo salão será sediado em Doha, capital do país, e promete ser o maior evento automobilístico do Oriente Médio.